sexta-feira, 11 de abril de 2008

Equilíbrio

Deviamos ser iniciados a esse "estado" desde o nascimento, do começo até o fim da passagem terrena, aprender a viver de forma integral e natural.
Quando escrevo integral e natural me refiro ao ser em sua plenitude, descobrindo e aprimorando todas as suas capacidades mentais, físicas e espirituais. Essas três colunas deveriam ser trabalhadas simultâneamente desde sempre... Isso tornaria os seres humanos mais felizes e sábios. As sociedades aprimoraram as técnicas de treinamento e condicionamento do ser para que esse pudesse viver dentro delas. Mas descuidou dos outros aspectos também importantes para o crescimento harmonioso desse mesmo ser.
Dessa forma cada um por si e conforme sua necessidade maior ou menor, tenta buscar de alguma forma esse aprendizado, por meio dos grupos de estudos, religiosos ou filosoficos, etc.
Evoluir de forma integral deveria ser a meta do conjunto social, assim como as empresas que precisam de todos os setores trabalhando em sinergia para que o resultado seja o objetivo alcançado, o ser humano precisa estar em harmonia com todas as suas partes (densa ou física, concreta ou mental e abstrata ou espiritual).
O ser precisa dessa evolução integral para ser feliz e sábio e para poder compartilhar seu tesouro pessoal com a sociedade onde está inserido. Quando conseguirmos compor leis, normas e regras que considerem todos esses aspectos importantes e haja uma real preocupação e esforço no sentido de trabalhar todos eles simultânea e equilibradamente, com certeza estaremos a um passo da nova civilidade. Não há sentido na materialidade pura, nem mesmo na espiritualidade somente. O equilíbrio físico depende do equilíbrio de todos os aspectos do ser que podem parecer antagônicos, mas são complementares.
É urgente rever nossas crenças sobre a real importância desses aspectos, para que eles não fiquem restritos a pequenos grupos de pessoas ou mesmo seja trabalhado de forma parcial. As verdadeiras mudanças só serão percebidas, sentidas quando formos capazes de realizarmos nossa missão primordial, que é sermos inteiros.
E trabalhar essa integralidade é tarefa para uma vida inteira, não pode estar restrita a alguns anos de nossas vidas.

Um comentário:

  1. Por serem escravas do relógio e andarem nervosamente numa corrida desenfreada em busca das suas necessidades materiais e muito mais supérfluas, as pessoas andam, vivem e pensam febrilmente desiquilibradamente, com os ombros duros de tanta tensão e estresse, e brigam por qualquer motivo, e só acordam à razão depois do mal ja feito e contaminado.
    Um bom abraço,
    Boa semana.

    ResponderExcluir